ALEXFERRO.COM.BR / REVISTA: FLASH!

História

A história do Casal do Vale Formoso tem início em 1992, com o casamento dos actuais proprietários, Rita e Tiago. Este lugar também designado por “ barrajola”, já pertencia à família Prestes desde 1870.

Antigamente, nesta zona, todos os terrenos ou pequenas quintas na parte alta da vila, encostados à zona de charneca e em cuja textura do solo predominava o barro, eram designados por “barrajolas” e considerados hortas familiares. O Casal do Vale Formoso, não foi excepção. Intitulado por “a barrajola do Prestes”, para além das hortas, teve um pouco de tudo o que era rural: oliveiras, latadas de vinha, árvores de fruto, cavalos, patos, cães e, em 1968, um aviário de criação de frangos de engorda.

Dada a grande paixão que sempre houve na família pelo cavalo e pelo toiro, a barrajola era a casa de campo e o ponto de encontro onde todos se reuniam para montar a cavalo, tourear, petiscar, conversar e …tornar a montar! Com o casamento do filho mais velho, a barrajola deixou de ser uma casa de fim-de-semana para ser a residência habitual desta nova família e, com ela, uma nova designação: o Casal do Vale Formoso!

A única diferença é que este lugar deixou de ser visitado só aos fins-de-semana e os petiscos, cavalos, conversas e amigos, passaram a ser uma constante diária!